Clefable Fainted? – Lendas do Pokémon

Todos devem conhecer a história do Raticate do Blue. De como ele parece se lamentar após uma batalha, como se o seu pokémon não tivesse conseguido sobreviver. E como se não bastasse, ele está logo num dos lugares mais macabros da série, Lavender, onde fomos apresentados à triste história do Cubone.

Essas já são evidências suficientes de que nossos monstrinhos podem sim morrer. Isso parece um tanto óbvio, caso contrário Kanto estaria sofrendo graves problemas de lotação há muito tempo. Mas a pergunta que todos devem se fazer, mesmo aqueles que não acreditam muito nessas coisas, é o que acontece depois? Eles vão para o céu?

A resposta para alguns é também um tanto óbvia. Certamente, em um mundo onde dragões e pássaros gigantes de fogo existem, também deve haver outras criaturas sobrenaturais. Mesmo que a seu modo, Pokémon desde o início nos apresentou várias delas. É o caso dos fantasmas.

Quando crianças, a maioria de nós não deve ter reparado que os habitantes de Kanto e das outras cidades são frequentemente assombrados. Pior ainda, a maioria deles também não se importa! Afinal, em que mundo uma criança pode capturar o espírito de alguém morto e colocá-lo para batalhar a seu bel-prazer? Isso é doentio, cara.

Mesmo assim, isso não impediu que nós gostássemos de um ou outro. O mais clássico deles é sem dúvida o Gengar, primeiro a aparecer nas fitas Red e Blue, duelando com um Nidorino logo na abertura. Não só isso, mas ele também foi um dos primeiros a serem criados por Satoshi Tajiri, quando a série ainda era conhecida como Capsule Monsters. O que muita gente não sabe, entretanto, é que esse pode ser o fantasma de outro Pokémon, a Clefable.

Originalmente, a Clefairy era cotada para ser a mascote da série, ao contrário do Pikachu. Conhecida como “Aria” no início, a pequena fada seria o pokémon inicial de Ash no anime. Porém, mudanças de última hora decidiram que um bichinho amarelo teria mais impacto com as crianças e, por isso, decidiram trocar pelo ratinho elétrico que nós aprendemos a amar.

Essa mudança até foi reverenciada em um dos episódios da série, Lights, Camerupt, Action!, em que o protagonista dos jogos e do mangá, Red, aparece em um filme que Ash está assistindo, ao lado de uma Clefairy e de um Pikachu.

Podemos então concluir que ela seria mais importante do que é hoje em dia. Mas e quanto ao Gengar? No início, ele era apenas conhecido como “Fantasma”, mas aparecia logo depois da Clefable na Pokédex. Em sua descrição dizia “pokémon sombra”, mas sombra exatamente de quem? Se você reparar bem nas figuras dos dois irá perceber.

Com formatos, orelhas e pés bem parecidos e pontas que lembram asas, nota-se alguma semelhança. A maior diferença são os cabelos e a calda de Clefable, mas a sombra desses apareceria somente como uma linha ou pontiagudo quando refletidos.

Ainda não está convencido? Veja o tipo deles. Um é normal, enquanto o outro um fantasma. Devido à imunidade dos dois, nenhum deles poderia se acertar com socos. Ora, você já tentou acertar sua própria sombra?

Outros fatos que parecem comprovar a lenda são a origem e o nome de Gengar (Gangar, em japonês). Baseado em gatos e fantasmas cartunescos, seu sorriso lembra muito o gato de Alice no País das Maravilhas, o Gato de Cheshire, conhecido por suas ilusões. Quanto a seu nome, há duas explicações muito válidas. A primeira, diz respeito à outra criatura bastante conhecida por nós, o doppelganger. Ele que gosta de se passar por outras pessoas, também assumi a forma de sombras.

Já a segunda explicação diz respeito ao nome em japonês. O kanji 幻 (maboroshi) pode ser lido como gen e é usado em palavras que significam fantasma ou ilusão. Resta saber se Gengars são mesmo sombras do que um dia já foram, ou simplesmente assumiram essa forma ilusória para assustar os outros. Eu escolho a primeira.

O que vocês acham? Agora já temos provas de que pokémon podem sim morrer. Alguns deles podem até se transformar em fantasmas, voltando para assustar alguns treinadores desavisados. A pergunta que a gente ainda falta responder é: se pokémon são os animais daquele mundo, o que os humanos comem? Mas isso é assunto para outro post.

Não deixe de ver o que achamos do anúncio do novo Pokémon X e Y.

2 pensamentos sobre “Clefable Fainted? – Lendas do Pokémon

  1. Interessante essa teoria, e eu também não sabia que o Clefairy seria o pokémon inicial do Ash antes de optarem pelo Pikachu. Mas tem um problema aí, se o Gengar é o fantasma do Clefable, como explicar então as pré-evoluções do Gengar, o Gastly e o Haunter?

    Curtir

Deixe um comentário