Os Melhores Filmes de 2012

Top 10: Filmes de 2012 – por Lucas Fratini

2012 foi um ano paradoxal. Um ano em que o cinema sentiu saudade de si mesmo, voltando às vezes a sua forma mais bruta e doce para chamar atenção. Contudo, foi também o ano de grandes inovações, pela aplicação de novas tecnologias, lentes e frequências, as quais transgrediram ainda mais seu formalismo para inovar a experiência cinematográfica. Aliás, mudanças que me corroeram para empilhar meus juízos nessa lista, sem desejar parecer injusto, mesmo sabendo dessa impossibilidade; sofrendo a cada assassinato cometido com o delete, como se fosse uma parte de mim já não tão importante assim.

Então, sem mais delongas, deixo vocês com o post mais doloroso do ano, o qual redijo mentalmente durante 362 dias e passo a limpo a cada crédito final. Vale ainda lembrar que a lista leva em conta apenas filmes que tiveram sua estreia nacional a partir do dia 1º de janeiro. Bons filmes!

10 – Precisamos Falar sobre Kevin (We Need to Talk About Kevin)

Pela genialidade ao construir em detalhes uma cruel tensão, além do conflito brutal e peculiar entre mãe e filho, alcançado em sua plenitude graças às atuações extraordinárias de Tilda Swinton e Ezra Miller.

9 – Cosmópolis (Cosmopolis)

Um filme de difícil digestão que reflete sobre o imponderável século XXI, sob a perspectiva de quem o faz e vive dele, forçando o juízo do espectador acerca da sua própria dimensão.

8 – Elefante Branco (Elefante Blanco)

Triunfa ao universalizar a miséria e a dor gerada por ela, equilibrando realismo e denúncia, com uma direção e atuações impecáveis.

7 – Moonrise Kingdom

O trabalho mais inspirado de Wes Anderson, replicando os melhores elementos dos filmes anteriores, potencializados na forma desse ultimato ao seu brilhante estilo de fazer cinema.

6 – A Separação (Jodaeiye Nader az Simin)

A surpresa do ano consiste em um drama familiar comum, mas quando misturado à cultura particular e religiosa do Irã, se releva uma densa e complexa teia de conflitos.

5 – As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin)

A animação do ano é fruto do encontro de dois excepcionas cineastas, cuja qualidade faz jus aos nomes que carrega, além da incrível adaptação de uma das figuras mais icônicas dos quadrinhos.

4 – Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge
(The Dark Knight Rises)

O desfecho ideal para a trilogia que revolucionou o conceito de herói no cinema moderno.

3 – Millennium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
(The Girl with the Dragon Tattoo)

David Fincher aposta em pequenas mudanças no texto original para captar com excelência a aura presente nos seus singulares personagens e soma, assim, mais uma obra prima à sua bombástica carreira.

2 – A Invenção de Hugo Cabret (Hugo)

A coragem e versatilidade de um diretor que, mesmo já canonizado como um dos maiores gênios do cinema, se renova e foge de sua zona de segurança, em uma ode à sétima arte, inclusive com o melhor aproveitamento do 3D já feito até hoje.

1 – Os Vingadores (Marvel’s the Avengers)

Os Vingadores divertiu como nenhum outro nesse ano e nos anos precedentes, uma vez que foi capaz de dissecar os pontos aclamados dos seus antecessores e deixá-los em exponencial, para criar, pois, um novo grau de qualidade ao entretenimento cinematográfico.

Hors Concours

hobbit-jornada-inesperada

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
(The Hobbit: An Unexpected Journey)

(leia a crítica)

Pela deliciosa viagem de volta à Terra Média e os inacreditáveis 48fps, o filme não se enquadrada no Top 10 por transpassar seu propósito original, ao apresentar uma experiência fantástica, extremamente diferente de todas as obras supracitadas.

Autor: @lucasfratini

Leia também: Top 10 – Filmes de 2011

Um pensamento sobre “Top 10: Filmes de 2012 – por Lucas Fratini

  1. Pingback: Top 10: Filmes de 2013 – por Lucas Fratini | Nerd Revollution

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s