HAIL ROCKET

Referências Nazistas – Lendas do Pokémon

Um novo dia, uma nova aventura e mais lendas curiosas (e até assustadoras) sobre um dos jogos mais queridos por todo mundo. Mas como já falamos aqui das outras vezes desse lado meio sombrio de Pokémon, o post dessa semana será breve.

Todo mundo sabe de onde veio a inspiração para os pocket monstersSatoshi Tajiri tinha uma paixão por colecionar insetos, um hobby muito comum em áreas rurais de Tóquio nas décadas de 50 e 60. Ele levava isso tão a sério que seus amigos de escola o chamavam de “senhor Inseto” e seu sonho era ser um entomologista (aquele que estuda insetos), pelo menos até se apaixonar por outra coisa: vídeo-games.

Além de suas experiências de infância, podemos dizer que outras coisas influenciaram o trabalho do japonês, mesmo que a nível inconsciente. Como já havíamos chamado a atenção lá atrás, o fim da Segunda Guerra Mundial com certeza mexeu com Tajiri e seu trabalho, o que explicaria o cenário por trás dos primeiros jogos. Talvez por isso, em alguns lugares Pokémon foi acusado de usar imagens, símbolos e gestos nazistas, o que levou a certas censuras, principalmente no Ocidente.

registeelO primeiro exemplo é o mais óbvio: a Equipe Rocket. Os vilões que sempre tentam conquistar o mundo e roubar os pokémon dos treinadores uma hora ou outra seriam acusados de tal coisa. Mesmo assim, em um episódio da série animada de 2003, All Things Bright and Beautifly!, todo grupo aparece fazendo uma saudação muito conhecida por todos nós. Devido a isso, toda sequência foi editada na versão em inglês do animê, algo muito comum depois daquela história do episódio que causou uma série de ataques epiléticos em crianças japonesas.

Em outro momento, no lançamento da versão européia de Pokémon Diamond e Pearl, alguns conseguiram notar uma leve diferença na imagem do Registeel. Tanto na versão americana quanto na japonesa, o pokémon aparece com um dos braços levantados, como a famosa saudação nazista. Se essa é uma referência sutil ou apenas uma mancada dos desenvolvedores do jogo, o que importa mesmo é que foi o suficiente para levantar algumas suspeitas.

O terceiro e último exemplo é o mais notório, sensacional e até um pouco bobo. Em 1999, no auge da febre do desenho, algumas pessoas encontraram algo estranho em uma carta, mais especificamente a do Koga. O problema em questão era um símbolo que lembrava muito uma suástica, símbolo usado pelos nazistas. Mesmo não sendo uma carta muito famosa, a “referência” logo gerou várias reclamações, principalmente de grupos e pais judeus, o que levou a Nintendo americana a tirar a carta de circulação nos Estados Unidos.

pokemon card suasticaMesmo depois de pedir desculpas e comunicar que “aquilo que é apropriado para uma cultura pode não ser para outra”, o mais curioso é que não se tratava de uma suástica. Pelo menos não uma nazista. Como todos bem sabem, a suástica é um símbolo utilizado por algumas religiões há séculos, principalmente entre as orientais. No Japão ela é conhecida como manji e é utilizada em alguns templos budistas, o que obviamente não tem nada a ver com nazistas. Até porque, há algumas diferenças entre elas, como o fato de uma ser deitada e outra não.

A dúvida que fica é qual o significado do símbolo na carta, nazista ou não. Fico na dúvida se esse foi o jeito mais engraçado de dizer que os nazistas eram malditos sanguessugas. De um jeito ou de outro, alguém ainda duvida que há algo de muito estranho em Pokémon? Além daquela música aterrorizante, é claro.

6 pensamentos sobre “Referências Nazistas – Lendas do Pokémon

  1. Nossa, via Pokemon na minha infância e essas coisas nem se passavam pela minha cabeça! Adoro essas histórias meio que conspiratórias, rsrs… Gostei muito de conhecer esse ponto de vista do desenho.
    Atualmente a teoria que mais me deixa intrigada é aquela de que o Ash é uma criança em coma. Dificilmente a intenção do desenho seria essa, mas as pessoas arrumam tantas referências que acabam nos deixando em dúvida.

    Parabéns pelo post!

    Curtir

    • Fico feliz que tenha gostado do post. Eu também me amarro nessas histórias.
      Quanto a teoria do Ash estar em coma, também acho muito boa, mas talvez um pouquinho muito exagerada. De qualquer forma, talvez um dia eu a poste aqui junto com as outras.
      Muito obrigado!🙂

      Curtir

  2. VA TOMAR NO CU SEU NERD VIRJAO PRA COMEÇAR AKELE CARD N EXIST DA PRA PERCEBER A MERDA FEITA PELO APP DE ANDROID E SEGUNDO VC EH UMA BIXA MA COMIDA Q N TM OQ FALAR E INVENTA MERDA ISSO N TM SENTIDO SE PENSAR DIREITO E TBM OH MAIS TOSCO EH AKELA PORRA “POKEMONS MORRE?” afffs eita bando d viados e vc menina eh uma vadi arrombada em acreditaf em td ants d falar merda confirma oh mito. e pra terminar tomara q vao pro inferno

    Curtir

  3. Pingback: Pokémon é Coisa do Demônio – Lendas do Pokémon | Nerd Revollution

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s