Uma tirinha, Neil Gaiman e 2012!

Passing the Torch

Antes de mais nada, feliz 2012! Já repetimos nossos votos algumas vezes, mas o primeiro post desse ano demorou um pouquinho por causa das festas. De qualquer maneira, estamos aqui de novo para cumprir o que prometemos no final de 2011, continuar trazendo coisas divertidas para vocês. Ou pelo menos coisas diferentes.

Antes de começar o ano de verdade, com as nossas expectativas para o cinema, televisão, quadrinhos e coisas nerds em geral, achei legal compartilhar algumas coisas desse final de ano e começo do (im)provável último deles.

A primeira coisa é a tirinha do início do post, de um autor um tanto conhecido pelos sites de quadrinhos lá fora. Scott Maynard é um dos muitos desenhistas que atualmente resolvem publicar suas tirinhas na internet como forma de divulgação do seu trabalho. A sua maior criação talvez seja Happle Tea, o único quadrinho que lida sobre religião, cultura pop e política ao mesmo momento, segundo ele próprio. Mas Scott também desenha outras tirinhas, trabalha em animações e toca guitarra, como diz em seu site.

O que eu gostei na tirinha, entretanto, foi o texto explicativo e os desejos de Maynard para 2012. Segundo ele, é difícil entender o que quer dizer o tempo, como ele funciona e como seria a sociedade sem a associação de números com a passagem das horas. Porém, o mundo todo comemora o Ano Novo, como uma forma de unir a família e os amigos, tentar melhorar de alguma maneira e ter a chance de um recomeço. “Um tempo para fazer votos de deixar os antigos maus hábitos”, diz ele.

Mesmo assim, “tudo é construído no passado e o ontem ainda exerce uma pressão sobre o presente”, continua. E é isso que ele quis mostrar com essa tirinha.

“Nós, sendo as criaturas que somos, tantas vezes optamos por olhar para o futuro em vez do passado e esta é, muitas vezes, uma coisa boa. Não devemos insistir nas dores do passado, mas sim olhar para a frente com a promessa do futuro no horizonte, mas também não devemos esquecer de onde viemos. Não devemos ignorar as dezenas de milhares de anos da história humana comum que nos unem. Algumas delas podem ser dolorosas, algumas delas podem ser totalmente bobas, mas tudo isso tem ajudado a informar nossas sociedades e nossas vidas individuais.” (Passing the Torch)

Assim ele espera que as pessoas comecem 2012 dizendo adeus para 2011, para as coisas bobas, dolorosas e ofensivas que fizemos aos outros e a nós mesmos. “Não ignorá-las, mas reconhecê-las, deixá-las ir embora e começar o ano como se deve”. Não devem tampouco esquecer as coisas boas, os momentos bons e que há muito o que se olhar na humanidade ainda.

Acho que isso captura bem a mensagem que todos gostaríamos de passar e como nos sentimos toda virada de ano. A tocha, ou o fardo, que deve ser passado para o outro, traduziu muito bem em fogos de artifício para mim. Não importa o quão difícil o último ano tenha sido, ou todas as pequenas coisas que fazem do dia-a-dia tão incrível, sempre que vejo uma queima de fogos me sinto feliz e igualmente perdido, sem saber o que esperar ao final de cada explosão. Mesmo que esteja longe da praia (confesso estar cansado disso) e da minha família, ainda sinto aquela mesma sensação de felicidade, “explodindo”. É por isso que fico tão alegre essa época do ano.

Mas antes que isso fique piegas e longo demais, há mais coisas para se esperar pela frente. Neil Gaiman, em toda sua sabedoria, resumiu em um pequeno texto todas elas:

“Que o ano venha repleto de magia e sonhos e loucuras boas. Eu espero que você leia alguns bons livros e beije alguém que pensa que você é maravilhoso, e não se esqueça de fazer alguma arte – escrever ou desenhar ou construir ou cantar ou viver como só você pode. E espero que, em algum momento no ano, você se surpreenda”. (leia mais aqui)

E é isso que podemos esperar desse ano. Muitos erros, outros acertos, coisas boas e muitos filmes, quadrinhos e séries, então não deixe de acompanhar os próximos especiais com as expectativas nerds para 2012.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s